quarta-feira, 27 de agosto de 2014

GRÁFICOS
Gráficos são quadros com informações, representando dados referentes a determinada situação ou fato.
Por exemplo, depois de dividir a turma de acordo com o mês em que cada um faz aniversário é possível montar um gráfico com o número de aniversariantes em cada mês.
Gráfico de aniversariantes
Depois de montar o gráfico é hora de analisar os dados colocados ali e ver o que esse gráfico informa.
Observando os dados do gráfico, como você faria para encontrar o número total de alunos dessa sala de aula?
Quantos alunos há nessa sala de aula?
Que tal tentar montar um novo gráfico com os dados obtidos desse? Monte o gráfico que represente o número de meses com tantos aniversariantes. Por exemplo, meses com um aniversariante:1; meses com 2 aniversariantes:1; etc.
Qual dos meses concentra o maior número de aniversários?
Perguntas sobre preferências são bastante comuns nas salas de aula e são também fontes de gráficos bem interessantes, pois caracterizam um pouco o grupo que foi questionado.
No final do ano, os alunos de Dona Célia fizeram uma pesquisa na sala para saber onde cada aluno ia passsar as férias. Cada aluno podia escolher um só lugar. O gráfico abaixo mostra o resultado da pesquisa:
Analisando o gráfico, é possível identificar qual dos locais foi MENOS escolhido pelos alunos para passarem as férias? Qual é esse local? É possível saber quantos alunos Dona Célia tem? Que outra informação que pode ser obitda através da observação desse gráfico?
A elaboração de gráficos pode estar atrelada a outra atividade realizada com os alunos. Como forma de registro do que foi observado e aprendido. A sugestão apresentada no link ao lado é um exemplo de atividade para ser realizada depois de medir a altura de cada um dos alunos.

Os alunos da sugestão anterior foram medidos segundo o sistema métrico decimal. A atividade apresentada no link ao lado foi retirada do livro Caderno de Metodologias Ciências 2A e propõe a medição de canudos plásticos usando caixas de fósforo como unidade de medida. Clique nos canudos e veja a sugestão apresentada para a elaboração de gráficos.

Os gráficos não necessariamente precisam ser trabalhados junto com conceitos de classificação, seriação, pertinência, etc. Mas trabalhando esses conceitos podemos montar gráficos simples com alunos das séries iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário